Instruções ao novo arquivista

From Arquivo Imperial
Jump to: navigation, search

Carísimo novo arquivista, seja bem-vindo!

Em primeiro lugar, gostaria de lhe dar parabéns pela iniciativa de juntar-se aos esforços dos outros companheiros que, junto comigo, vêm trabalhando dia e noite na Torre do Palácio do Caramanhão com o objetivo de guardar e registrar todo o ordenamento jurídico do Império. Tudo que nós primamos é pela organização, e por isso, darei algumas instruções básicas a você, novo arquivista, para que faça brilhantemente o seu trabalho.

Além de registrar os documentos que você julgue necessário, é preciso que você tenha paciência e saiba observar. Assim, ao invés de aprender mastigado como se wikifica (isso é, da o formato adequado de página) uma coisa, você poderá buscar aprender sozinho. Observe como foram construídas as páginas, e assim, você aprenderá a como começar um artigo novo, como criar uma página nova, como colocar link de uma página a outra, e como dividir a página em capítulos e sessões. Experimente aprender sozinho: é bastante divertido.

De antemão, darei uma explicação básica, embora considere melhor que você aprenda sozinho. Aí vão algumas regras de edição:

  • Quando quiser criar um artigo novo, abra colchetes duplos ( [ [ - sem espaços), digite o nome do artigo entre as chaves, e feche os colchetes ( ] ], sem espaços ). Se quiser criar uma página com o Decreto Executivo 15/10, digite, por exemplo, [ [ Decreto Executivo 15/10 ] ] (com os colchetes juntos, é claro, e a palavra junto aos colchetes).
  • Quando quiser criar um capítulo, aperte duas vezes o sinal de igual (=), digite o título, e depois aperte novamente duas vezes o sinal de igual.
  • Quando quiser criar uma seção, aperte três vezes o sinal de igual (=), digite o título, e depois aperte novamente três vezes o sinal de igual.
  • Quando quiser colocar algo em negrito, aperte duas vezes o apóstrofo ('), digite o termo, e depois aperte novamente três vezes o apóstrofo. Colocar em itálico é o mesmo processo, só que apertando três vezes.

Perceba que ali em cima tem uma barra que pode lhe ajudar no início. Naquela barra, o "B" coloca em negrito; o "I" deitado, em itálico; o Ab sublinhado em azul, cria um novo artigo; o globo com um papel, um link fora do Archivo; o "A" maiúsculo, uma seção com a letra grande. Experimente utilizar a barra nesse início pra aprender.

A propósito: nunca faça propaganda de si mesmo nem assine o artigo. Nós anotaremos a sua contribuição e colocaremos no relatório, mas não precisa que você anuncie.

Seguindo essas regras, você poderá nos ajudar imensamente. Bom trabalho, arquivista!

Cordialmente,

Lucas, marquês de São Petrônio

Pedro Nogueira, conde de Souza e Lima

Curadores do Archivo Imperial